• Home
  • Artigos
  • Bomba! Redes Sociais Representam Apenas 2.84% das Visitas de um E-commerce

Bomba! Redes Sociais Representam Apenas 2.84% das Visitas de um E-commerce

Você ainda aposta tudo em redes sociais e anúncios para vender? Segundo pesquisa da SimilarWeb, do total de visitas de uma loja virtual, apenas 2,84% é feita através de redes sociais. O restante vem da busca, referências e tráfego direto.

Essa pesquisa pode vir como uma bomba para a maioria das empresas. Eu não ficaria tão surpreso, pois há um bom tempo trabalho com o Inbound Marketing, que é utilizar estratégias de marketing gratuitas para promover um negócio. No entanto, não esperava um número tão baixo.

A pesquisa revelou ainda outra surpresa: o Pinterest é a segunda rede social que mais gera visitas para uma loja virtual, representando 7,56% de todas as visitas. Logicamente que o Facebook é a rede social que mais envia visitantes, com quase 70% do total de visitas. Mas o fato de uma rede social que não é tão popular assim no mundo representar mais do que Twitter (5,96%), Instagram (0,20%) e até mesmo Youtube (6,21%) é de surpreender qualquer um. Porém, sempre orientei meus clientes para que não concentrem toda sua estratégia de marketing digital em um único canal e essa pesquisa vem provar que esse ponto de vista está certo.

Mais interessante ainda que o número de visitas, o Pinterest é a rede social que mais vende pela internet, tendo um sucesso 126% maior do que o do Facebook. Isso porque o ticket médio de uma venda através do Pinterest é de $123,50 dólares, enquanto no Facebook essa média é de $54,64 dólares. Isso porque o Pinterest representa menos de 1% das visitas somando as 5 maiores redes sociais: Facebook 56%, Youtube 37,5%, Twitter 4,5% e Reddit 0,69%.

Vale dizer também que, por causa de seu tamanho, o Facebook continua sendo a rede social que mais envia visitantes aos sites, sendo que um terço de todos os usuários já fizeram alguma compra depois de visualizar um site no Facebook.

Os canais que mais enviam visitantes para as lojas virtuais

O resultado mais importante da pesquisa foi o que mostrou quais são os canais campeões em enviar visitantes para as lojas virtuais. E aí que não houve nenhuma surpresa. Os mecanismos de buscas, como o Google, continuam sendo o principal meio de conseguir visitantes. Mais de 40% das visitas de uma loja virtual são através desse canal. Ou seja, o SEO continua sendo a estratégia mais importante do marketing digital. Em seguida estão visitas diretas com 32% e referências com 22,96%.

grafico similarweb

A referência também é um fator muito importante que também faz parte do Inbound Marketing. Isso porque, através do Inbound Marketing você produz conteúdo. E conteúdo é compartilhado por outros sites que acabam “linkando” para o conteúdo em seu site. Assim como as visitas diretas, que nada mais é do que o “cliente repetido”, aquele que gostou do seu site, ou já conhece seu site de algum lugar, e volta para fazer uma compra digitando o nome do seu site.

Conclusão

O melhor caminho para qualquer negócio crescer é fazer o melhor pelo seu cliente. Se você encantar seus clientes, eles continuarão voltando e trarão ainda mais clientes para você, não importa o canal. No entanto, trabalhar o SEO e o Inbound Marketing é extremamente importante para o impulso inicial de seu negócio.

Fonte: SimilarWeb

Rafael Neaime é fundador da Biziil.com, consultor de Inbound Marketing e especialista em estratégias de marketing digital gratuitas para aumentar as vendas de qualquer negócio, como SEO, E-mail Marketing e Growth Hacking.

Trackback from your site.

biziil

Você quer crescer sem gastar. Nós te ajudamos. A Biziil é uma agência e consultoria que aumenta as vendas de empresas utilizando estratégias gratuitas como Inbound Marketing, SEO, Email Marketing, Blog e Growth Hacking.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.