• Home
  • Artigos
  • 5 Razões Para Seu Site Não Estar Recebendo Visitas
visitas site seo

5 Razões Para Seu Site Não Estar Recebendo Visitas

Se as visitas de seu site vem caindo nos últimos 6 meses você também precisa ler isso. Você pode estar tendo um problema grave com SEO.

Desde que o Google “atualizou as regras” para classificar sites na busca orgânica tem muita gente perdendo visita por aí e com certeza deve estar culpando a crise. No entanto, há sempre um primeiro colocado, não importa o quanto ruim está o mercado.

O fato é que a maioria das empresas (e quando digo a maioria, é a maioria mesmo) não entendeu ainda o que está acontecendo. Para isso vamos elucidar alguns fatos:

  • Hoje as pessoas passam a maior parte do tempo no celular. Muito mais tempo no celular do que em computador ou vendo TV.
  • 60% das pessoas que assistem TV estão também mexendo no celular (Fonte: Mobile Day – Google 2015)
  • 86% dos usuários utilizam o celular antes de fazer uma compra (Fonte: Mobile Day 0 Google 2015)

Dito isso, selecionamos 5 razões para seu site não estar recebendo visitas ou estar perdendo visitas.

1. Seu site não é responsivo

Não sei se você entendeu ainda, mas o mundo hoje é Mobile. As pessoas quando querem algo buscam primeiro no celular e não mais no computador.

Pare um pouco e pense. Você lembrou que precisa saber sobre algo, o que você faz?

A. Vai até o computador, liga e procura no Google ou;

B. Pega o celular que está no bolso e faz a mesma coisa.

Você pode até optar pela opção A. Mas se você realmente acredita que o resto do mundo faz o mesmo que você só porque você não gosta dessa modernidade você sabe que está plenamente enganado.

Mas se você respondeu a B, você é igual a grande maioria das pessoas. E por esse motivo o Google está dando tanta importância para o mobile. Porque ele quer que as pessoas encontrem aquilo que desejam, no lugar em que elas estão. Caso seu site não seja responsivo, o Google não irá dar preferência para você nas pesquisas. Simples assim.

Para saber se seu site é responsivo, reduza o tamanho do seu navegador e veja se ele responde ao tamanho da janela. Veja a imagem abaixo para entender melhor:

site responsivo

  Você pode notar que quando minimizo o tamanho da tela, os atributos do site continuam iguais e cabem em qualquer tela. O texto e as imagens se adaptam ao tamanho da tela. Esse é um site responsivo.

2. Seu site possui muito conteúdo duplicado

Podemos dizer que o Google não gosta de empresas sem criatividade. Ele não quer que você copie conteúdo de um outro site e publique integralmente no seu. Isso já sabemos há um bom tempo.

Quanto mais conteúdo diferenciado um site tiver melhor, e isso inclui também menus, categorias e rodapés. Ou seja, mesmo que você tenha um ecommerce, você precisa ter páginas diferenciadas. E isso somente é possível quando você possui textos diferentes em cada página, categoria e produto.

Para saber se seu site possui muito conteúdo duplicado, faça um teste nesse site www.siteliner.com

3. Suas Meta Tags também são duplicadas

O que? Meta Tags?

Primeiro. Se você não sabe o que são meta tags você está mais encrencado do que eu imaginei.

Tudo bem, você não tem obrigação de saber. Mas agora você deve memorizar isso.

Uma meta tag é basicamente o resumo de cada página do seu site, como você pode ver na imagem abaixo:

meta tags s

As meta tags são divididas em Meta Title e Meta Description. Todo site deve ter uma em cada página. Vou repetir. UMA EM CADA PÁGINA. E sim, elas precisam ser diferentes.

É assim que o Google exibe sua página na internet, como você pode ver na imagem abaixo:

meta tags google

  O mais importante de ter meta tags é que o Google as lê. E assim ele pode saber do que trata seu site. É claro que não é somente isso, mas elas tem um fator fundamental que poucos sites utilizam e, em sua maioria, utilizam mal.

Jogar palavras aleatórias não ajudam. Repetí-las pior ainda. Repetí-las em todas as páginas então nem se fale.

E também não é porque você as escreveu que elas estão corretas e que o Google vai carimbar seu site dando aquela força nas buscas. É preciso muito mais do que isso. É preciso primeiro pesquisar o mercado, saber a demanda das palavras-chave que você utiliza e também dar uma olhada na concorrência. Ou seja, é preciso fazer todo um estudo de SEO e SEM para identificar o potencial de mercado do seu site e como você pode atingí-lo. E só depois definir qual será sua meta tag principal e quais serão as metas das outras páginas.

4. Seu site não é fácil de navegar

Ter um site fácil de navegar é um pouco mais complexo de se resolver. Isso porque envolve toda a programação do site e também alguns dados analíticos como o Bounce Rate. O Bounce Rate é uma porcentagem que você encontra no Google Analytics que diz quantas pessoas entraram na primeira página de seu site e saíram imediatamente. Quanto mais alto pior. E isso reflete no Google, pois caso seu site tenha esse Bounce Rate alto na maioria das vezes quer dizer que as pessoas não gostaram dele ou não entenderam como funcionava ou não encontraram o que estavam procurando.

A primeira coisa que você deve ter em mente é criar um site que seja fácil de navegar, onde os visitantes encontram facilmente aquilo que estavam procurando. Atalhos ajudam muito, assim como você definir as categorias, filtros e divisões de forma lógica.

Um bom guia para você seguir é o guia do Think Google: 25 Técnicas Infalíveis para ter o Melhor Site Mobile

Apesar de falar especificamente de mobile, seguindo muitas das dicas contidas ali já te ajudam muito a criar um site com uma experiência melhor.

5. Você não capta emails dos visitantes

Captar emails não tem nada a ver com estar bem posicionado no Google, eu sei. Mas essa é uma das melhores, se não a melhor forma de fazer as pessoas voltarem para seu site. O email tem sido muito bem utilizado por diversas empresas tanto para vender como para criar uma experiência com o usuário. E não estou falando apenas de enviar propaganda (chata). Estou falando também de aprender mais sobre seu público e segmentá-lo não só pelo tipo de cliente como também segmentar por ações que o cliente toma ou estágio de compra em que o cliente se encontra.

Temos tido muito retorno com alguns clientes através de nossa Consultoria de Email Marketing nesse sentido, onde alguns clientes já possuem um faturamento por email igual ou maior do que com Adwords.

Conclusão

O mundo está mudando. A internet é o ponto inicial de qualquer compra. E o celular é a ferramenta que mais dá acesso a internet. Como as pessoas utilizam o celular em qualquer lugar, a localização tem tido uma importância muito grande na busca, e por isso é preciso hoje ter um site responsivo e com conteúdo único. É assim que as pessoas te encontrarão. E se você tem perdido muitos visitantes ultimamente não se preocupe, ainda dá tempo, pois a maioria das empresas ainda não se deram conta dessa mudança. Só não seja como o último menininho do vídeo abaixo, que esta apenas seguindo os demais.

 

Trackback from your site.

biziil

Você quer crescer sem gastar. Nós te ajudamos. A Biziil é uma agência e consultoria que aumenta as vendas de empresas utilizando estratégias gratuitas como Inbound Marketing, SEO, Email Marketing, Blog e Growth Hacking.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.